Cursos de Capacitação e Eventos

Jornada Acadêmica e Empresarial 2023 - Inovação, Gestão e Trabalho

Data de Realização: 04, 05 e 06 de setembro de 2023

Jornada Acadêmica e Empresarial 2023 - Inovação, Gestão e Trabalho

Este curso se encontra com as incrições encerradas.

Descrição do Curso:

O Projeto é uma proposta dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais em parceria com o Grupo de Estudos Interdisciplinar CAGEEM. O evento consiste na realização de palestras na área de gestão, bem como, de uma noite de apresentações de trabalhos relacionados à área, posteriormente publicados nos ANAIS do evento. O objetivo da realização Jornada Acadêmica e Empresarial 2023 é apresentar um evento acadêmico e profissional para a comunidade acadêmica, incentivando a participação dos discentes e docentes em atividades científicas, culturais e profissionais. O projeto visa, ainda, a participação da comunidade externa como ouvintes das palestras e apresentadores de trabalhos, ampliando a disseminação do conhecimento científico e divulgando as atividades realizadas pela Instituição à comunidade de Umuarama e Região. Promove-se, assim, a conscientização dos acadêmicos como integrantes efetivos de uma sociedade, para o exercício da responsabilidade social.


Objetivo Geral: A Jornada Acadêmica e Empresarial 2023 – Inovação, Gestão e Trabalho tem como objetivo central a promoção do o conhecimento, integração e o trabalho em equipe dos acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais, em parceria com a comunidade externa, despertando o interesse sobre temas atuais relevantes à sociedade e a gestão de empresas.

O evento acontecerá somente no período noturno das 19:00Hs às 22:30Hs, no auditório da Faculdade ALFA Umuarama – UniALFA e nas salas de aula dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais.


PROGRAMAÇÃO:

Dia 04 de setembro –

  • 19:00Hs: Recepção dos convidados e apresentação dos organizadores
  • 19:15Hs: Apresentações iniciais e abertura do evento 
  • 19:30Hs: Apresentação cultural - Coral Municipal de Umuarama
  • 19:40Hs: Abertura oficial – Tema: Habitats de inovação e abertura oficial da Pré-incubadora de StartUps ALPHALAB – Prof. Thiago S. Prado (coordenador) e Prof. Ricardo Botelho (docente UniALFA)
  • 20:00Hs: Palestra Guia para startups - Crescendo sobre o ombro de gigantes Palestrante: Especialista Adriano Luiz Spanhol (Fundador da Unimble. Empreendedor Startup. Consultor de Inovação. Pesquisador em comportamento irracional e gestão ágil)
  • 21:00Hs às 21:15Hs – Intervalo
  • 21:15Hs: Apresentação CASE 1 – Ismael Durães da Costa - CEO do Grupo GOVFÁCIL
  • 21:45Hs: Apresentação CASE 2 – Karol Beatriz Alberti – CEO da ArBrain;

*Mediação dos cases: “O PAPEL DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS STARTUPS” - Nickolas Zeni Kretzmann (Gestor regional de programas para Startups, empresas de Tecnologia e Inteligência Digital do SEBRAE/PR.  Graduado em Administração, com Pós MBA em Neurobusiness pela Fundação Getúlio Vargas e Formação Avançada em Cenários Estratégicos pelo Insper. Mentor de negócios em diversos programas para Startups como Hack Brazil, MIT Inclusive Innovation, Startup Weekend, Founder Institute, Startup PR e Inovativa Brasil)

  • 22:10Hs – Sorteios de brindes e orientações sobre o segundo dia do evento
  • 22:15Hs – Encerramento e assinatura das listas de presença

 

Dia 05 de setembro –

  • 19:15Hs: recepção dos convidados e orientações gerais
  • 19:30Hs: Palestra 1 – Empreendedorismo no cenário atual: desafios e vantagens

Palestrante: Lucas Grau (iniciou sua carreira muito jovem, empreendedor desde os 9 anos de idade, atuou em várias áreas de Eventos. Premiado como jovem empreendedor (destaque do ano), Atualmente atua como mentor empresarial, sócio das lojas Dela Rosê Concept e faz parte da Diretoria dos Jovens Empresários de Umuarama e da Diretoria de lojistas do Shopping Palladium).

  • 20:00Hs: Palestra 2 – Projetos Inovadores do CRCPR

Palestrante: Anselmo Luiz Pedrangelo (Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Especialista em Administração de Empresas pelo Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, conveniada a Fundação Getúlio Vargas - ISAE/FGV; Especialista em Docência do Ensino Superior pela UNIPAR - Universidade Paranaense. Atuação Profissional:  Empresário contábil desde 2001, Perito contador desde 2016, Conselheiro efetivo do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná - CRCPR na gestão 2022-2025).

  • 20:45Hs às 21:00Hs – Intervalo
  • 21:00Hs – Palestra 3 - Contador: Desafios e Oportunidades

Palestrante: Jean Corradini (Bacharel em Ciências Contábeis pela FACEU - Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Umuarama; Pós-graduado em Contabilidade e Controladoria, em nível de Especialização, pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Atuação Profissional: Empresário contábil desde 1996; Presidente do SINCOUMA - Sindicato dos Contabilistas de Umuarama e Região na gestão 2012 a 2014 e 2021 a 2024; Conselheiro suplente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná - CRCPR na gestão 2012 a 2023)

  • 21:45Hs – Sorteios de brindes e orientações sobre o terceiro dia do evento
  • 22:00Hs – Encerramento e assinatura das listas de presença

 

Dia 06 de setembro – apresentação de trabalhos e encerramento

Os slides devem conter o mesmo conteúdo dos resumos - tempo de 15 a 20 minutos por apresentação


SALA 04

 

1. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PREÇOS

(EVELYN LOREINE ANTONHOLI; PEDRO HENRIQUE MEIRELES SAQUETTO)

 

2. EMPREENDEDORISMO: COMO A SITUAÇÃO ECONÔMICA INFLUENCIOU O EMPREENDEDORISMO NO PRÉ PANDEMIA (2017-2019) E NA PANDEMIA (2020-2022) DO COVID-19

(RICARDO BOTELHO CAMARGO; JOSY KROMINSKI GRAÇA)

 

3. SIMPLIFICAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO: TEMPO DE ABERTURA DE EMPRESAS NO BRASIL DESDE A PUBLICAÇÃO DA LEI 13.874/19 POPULARMENTE CONHECIDA COMO LEI DE LIBERDADE ECONÔMICA

(RICARDO BOTELHO CAMARGO; JOSY KROMINSKI GRAÇA)

 

4. ESTRATÉGIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL NA GESTÃO DE RISCOS NAS INDÚSTRIAS DE GRÃOS

(ALEX SANDRO DE CAMARGO MENDES; ANDRÉ VINYCIUS FARIA BATISTA; FELIPE ESPOLADOR SCARPETA)

 

5. TRANSAÇÃO NA DÍVIDA ATIVA: UM MARCO NA RELAÇÃO FISCO – CONTRIBUINTE

(ELON KALEB RIBAS VOLPI; ERIC ALEXSANDER CORREIA FARINELLI; GABRIELA AZEVEDO BATISTA; GIOVANNA DALBONI FERREIRA)


 

Sala 29

 

1. AS CONTRIBUIÇÕES DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI) EM TEMPOS DE PANDEMIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS PAÍSES QUE NECESSITARAM DE AUXÍLIO DURANTE O PERÍODO DE 2019 A 2022

(DANIEL LIMA VEIGA; THIAGO SILVA PRADO)

 

2. CONTABILIDADE FINANCEIRA NA GESTÃO DE RISCOS

(ANA CAROLINA HONORIO HERREIRA; THIAGO SILVA PRADO)

 

3. POP-MANAGEMENT E A DEMISSÃO SILENCIOSA

(DANIELE LOPES DOS SANTOS; MARIA ELOISA BENEVIDES DA SILVA; THIAGO SILVA PRADO)

 

4. PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO E O DISCURSO GERENCIALISTA - POP-MANAGEMENT

(DANIELE LOPES DOS SANTOS; MARIA ELOISA BENEVIDES DA SILVA; THIAGO SILVA PRADO)

 

5. TRABALHO ANÁLOGO A ESCRAVIDÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E MEDIDAS DE COMBATE

(ELIANE NERY; RENATO APARECIDO TEIXEIRA; SUELEN CRISTINA DE LIMA PISSIMÍM)

 

6. ENFRENTAMENTO DA COVID-19: MEDIDAS PREVENTIVAS E COLABORAÇÃO MULTISSETORIAL

(ELIANE NERY; RENATO APARECIDO TEIXEIRA; SUELEN CRISTINA DE LIMA PISSIMÍM)


ANAIS DO EVENTO – Modalidade de Resumo e Resumo Expandido

Para a apresentação na Jornada Acadêmica e Empresarial 2023 – Inovação, Gestão e Trabalho, poderão se inscrever estudantes graduandos em Administração, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais e áreas afins da Faculdade ALFA Umuarama - UniALFA ou em outras instituições, que submetam trabalhos com temáticas pertinentes à área, por meio endereço de e-mail disponibilizado junto com a divulgação do evento.

·        Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos;

·        Cada trabalho pode ser composto por grupos de até quatro autores, contendo um orientador em nível, preferencialmente, de mestrado/doutorado;

·        Os trabalhos deverão estar orientados por docentes com titulação, preferencialmente, de mestres e/ou doutores;

·        As temáticas devem relacionar-se as organizações, sendo públicas ou privadas, com estudos de casos ou pesquisas bibliográficas;

·        A apresentação será de forma oral, em ensalamento disponível no início do evento;

·        Os trabalhos deverão ser enviados por e-mail até o dia 20 de agosto de 2023, trabalhos encaminhados após o prazo serão rejeitados ([email protected]);

·        A comissão para avaliação dos trabalhos recebidos ficará sobre responsabilidade do coordenador do evento, responsável também em organizar um comitê docente para auxiliar no deferimento das apresentações, se necessário;

·        As apresentações serão no período noturno das 19h às 22:30h;

·        Abaixo seguem as normas da instituição para os trabalhos:

 

RESUMO EXPANDIDO

Os resumos expandidos deverão ser digitados em Word 6.0, ou superior, com espaçamento 1,5, sem espaços ociosos entre os parágrafos, fonte Arial, tamanho 12. As margens deverão ter 3 cm à esquerda e acima, 2 cm à direita e abaixo. O texto, com exceção das referências, deverá estar justificado na página.

- Título: deverá constar na primeira linha, em CAIXA ALTA e negrito, espaçamento simples, tamanho 14, Arial, seguido, na linha imediatamente abaixo, do(s) nome(s) do(s) autor(es) por extenso seguido(s) de asterisco(s) que será(ão) repetido(s) no rodapé, para a especificação dois seguintes aspectos: formação, instituição, cidade e estado, local de trabalho, além da indicação de autor para correspondência (com endereço completo, CEP e, obrigatoriamente, e-mail). O nome do apresentador deverá ser sublinhado.

- Resumo: Logo abaixo do TÍTULO, no corpo do artigo, deverá ser digitada a palavra RESUMO, em CAIXA ALTA e negrito. Na linha seguinte, deverá ser apresentado um breve resumo do artigo, com, no máximo, 250 palavras. Há que ser composto por uma sequência de frases simplificadas (concisas), sem apresentação de itens enumerados com tópicos. Deverá ser escrito utilizando-se parágrafo único. Logo abaixo do resumo, deverão ser apresentadas três palavras-chave, antecedidas pela expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto (.).

- Após o resumo, o artigo deverá apresentar os seguintes elementos: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

- As ilustrações (gráficos, quadros, diagramas e figuras) e tabelas deverão ser inseridas no texto, logo após a sua citação, utilizando-se, apenas, as cores preta e cinza. Para a apresentação de tabelas, o título deverá aparecer na parte superior, precedido da palavra “Tabela”, em negrito, seguida de seu número de sequência de ocorrência no texto em algarismos arábicos, (ex: Tabela1 – Levantamento de dados relacionados à empresa...), a indicação da fonte e notas referentes aos dados (se houver) deverão ser sempre indicadas no rodapé da mesma, após o fio de fechamento, em tamanho 11, alinhado à esquerda da tabela. Para apresentação de quadros, figuras e gráficos, legenda deverá aparecer na parte inferior da ilustração, seguida de seu número em algarismos arábicos, título e fonte (se houver), tamanho 11, alinhados à esquerda ou centralizados (ex.: Gráfico 1 – Aumento da produção...).

- A seguir, devem constar as REFERÊNCIAS elaboradas de acordo com a NBR 6023/200 (ABNT). As Citações deverão ser indicadas no texto pelo sistema autor-data de acordo com a NBR 10520/2002 (ABNT): Citações em documentos mesmos.

- O texto completo, para publicação nos Anais, deve possuir, no mínimo 7 e, no máximo, 10 páginas, tendo, obrigatoriamente, relação direta com a área de Gestão Organizacional.

 

RESUMO

Os resumos deverão ser digitados em Word 6.0, ou superior, com espaçamento simples, sem espaços ociosos, fonte Arial, tamanho 12. As margens deverão ter 3 cm à esquerda e acima, 2 cm à direita e abaixo. O texto deverá estar justificado na página.

- Título: deverá constar na primeira linha, em CAIXA ALTA e negrito, espaçamento simples, tamanho 14, Arial, seguido, na linha imediatamente abaixo, do(s) nome(s) do(s) autor(es) por extenso seguido(s) de asterisco(s) que será(ão) repetido(s) no rodapé, para a especificação dois seguintes aspectos: formação, instituição, cidade e estado, local de trabalho, além da indicação de autor para correspondência (com endereço completo, CEP e, obrigatoriamente, e-mail). O nome do apresentador deverá ser sublinhado.

- Resumo: Logo abaixo do TÍTULO, no corpo do artigo, deverá ser digitada a palavra RESUMO, em CAIXA ALTA e negrito. Na linha seguinte, deverá ser apresentado um breve resumo do artigo, com, no mínimo 1000 e no máximo 1200 caracteres (com espaços). Há que ser composto por uma sequência de frases simplificadas (concisas), sem apresentação de itens enumerados com tópicos. Deverá ser escrito utilizando-se parágrafo único. Logo abaixo do resumo, deverão ser apresentadas três palavras-chave, antecedidas pela expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto (.).

- O resumo, para publicação nos Anais, deve possuir uma única página – não precisa incluir as referências. Deve, obrigatoriamente, ter relação direta com a área de Gestão Organizacional.


Espera-se por meio do Projeto de Extensão Jornada Acadêmica e Empresarial 2023 – Inovação, Gestão e Trabalho despertar na comunidade interna e externa o interesse pelas temáticas da área de Gestão, principalmente nos aspectos destacados no tema do evento. Da mesma forma, a conscientização dos participantes para as questões da responsabilidade social. Serão concedidos até 10 horas complementares para aqueles estudantes (exclusivo para acadêmicos/as da UniALFA) que:

- Entregarem 5 cupons fiscais – projeto UOPECAN (2 horas)

- Entregarem 7 cupons fiscais – projeto UOPECAN (5 horas)

- Entregarem 10 cupons fiscais – projeto UOPECAN (10 horas)


Para mais informações: (44) 999266885 ou [email protected] - Coordenação do Evento


Docente(s):
Thiago Silva Prado e Grupo de Pesquisa CAGEEM

Currículo do(s) Docente(s):

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), possui MBA em Gestão de Pessoas e Marketing pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Maringá - (UEM), especializações em Educação - Gestão e Docência no Ensino Superior a Distância (UNIFAMMA), Educação Especial e Neuropsicopedagogia (UNIFAMMA) e graduação em Administração também pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA). Tem experiência na área de Educação em cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Atualmente atua como Coordenador dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais na Faculdade ALFA Umuarama - UniALFA e como docente no EaD da UNICESUMAR. Coordenador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Capitalismo e Gestão de Empresas (CAGEEM) da UniALFA.

Carga Horária: 20 horas
Quantidade de Vagas: 400 vagas
Valor Convênio: Gratuito
Valor para Acadêmicos: Gratuito
Valor para Egressos: Gratuito
Valor para Alunos Externos: Gratuito

Este curso se encontra com as incrições encerradas.