Cursos de Capacitação e Eventos
Jornada Acadêmica e Empresarial 2023 - Inovação, Gestão e Trabalho
Data de Realização: 04, 05 e 06 de setembro de 2023
Este curso se encontra com as incrições encerradas.
Descrição do Curso:
O Projeto é uma proposta dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais em parceria com o Grupo de Estudos Interdisciplinar CAGEEM. O evento consiste na realização de palestras na área de gestão, bem como, de uma noite de apresentações de trabalhos relacionados à área, posteriormente publicados nos ANAIS do evento. O objetivo da realização Jornada Acadêmica e Empresarial 2023 é apresentar um evento acadêmico e profissional para a comunidade acadêmica, incentivando a participação dos discentes e docentes em atividades científicas, culturais e profissionais. O projeto visa, ainda, a participação da comunidade externa como ouvintes das palestras e apresentadores de trabalhos, ampliando a disseminação do conhecimento científico e divulgando as atividades realizadas pela Instituição à comunidade de Umuarama e Região. Promove-se, assim, a conscientização dos acadêmicos como integrantes efetivos de uma sociedade, para o exercício da responsabilidade social.
Objetivo Geral: A Jornada Acadêmica e Empresarial 2023 – Inovação, Gestão e Trabalho tem como objetivo central a promoção do o conhecimento, integração e o trabalho em equipe dos acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais, em parceria com a comunidade externa, despertando o interesse sobre temas atuais relevantes à sociedade e a gestão de empresas.
O evento acontecerá somente no período noturno das 19:00Hs às 22:30Hs, no auditório da Faculdade ALFA Umuarama – UniALFA e nas salas de aula dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 04 de setembro –
- 19:00Hs: Recepção dos convidados e apresentação dos organizadores
- 19:15Hs: Apresentações iniciais e abertura do evento
- 19:30Hs: Apresentação cultural - Coral Municipal de Umuarama
- 19:40Hs:
Abertura oficial – Tema:
Habitats de inovação e abertura oficial da Pré-incubadora de StartUps
ALPHALAB – Prof. Thiago S. Prado (coordenador) e Prof. Ricardo Botelho
(docente UniALFA)
- 20:00Hs:
Palestra Guia para startups - Crescendo sobre o ombro de gigantes Palestrante: Especialista Adriano Luiz
Spanhol (Fundador da Unimble. Empreendedor Startup. Consultor de Inovação.
Pesquisador em comportamento irracional e gestão ágil)
- 21:00Hs
às 21:15Hs – Intervalo
- 21:15Hs: Apresentação CASE 1 – Ismael
Durães da Costa - CEO do Grupo GOVFÁCIL
- 21:45Hs: Apresentação CASE 2 – Karol
Beatriz Alberti – CEO da ArBrain;
*Mediação dos cases: “O PAPEL DO ECOSSISTEMA
DE INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS STARTUPS” - Nickolas Zeni Kretzmann (Gestor
regional de programas para Startups, empresas de Tecnologia e Inteligência
Digital do SEBRAE/PR. Graduado em
Administração, com Pós MBA em Neurobusiness pela Fundação Getúlio Vargas e
Formação Avançada em Cenários Estratégicos pelo Insper. Mentor de negócios em
diversos programas para Startups como Hack Brazil, MIT Inclusive Innovation,
Startup Weekend, Founder Institute, Startup PR e Inovativa Brasil)
- 22:10Hs – Sorteios de brindes e
orientações sobre o segundo dia do evento
- 22:15Hs – Encerramento e assinatura das
listas de presença
Dia 05
de setembro –
- 19:15Hs: recepção dos convidados e
orientações gerais
- 19:30Hs: Palestra 1 – Empreendedorismo no
cenário atual: desafios e vantagens
Palestrante: Lucas Grau (iniciou sua carreira
muito jovem, empreendedor desde os 9 anos de idade, atuou em várias áreas de
Eventos. Premiado como jovem empreendedor (destaque do ano), Atualmente atua
como mentor empresarial, sócio das lojas Dela Rosê Concept e faz parte da
Diretoria dos Jovens Empresários de Umuarama e da Diretoria de lojistas do
Shopping Palladium).
- 20:00Hs: Palestra 2 – Projetos Inovadores
do CRCPR
Palestrante: Anselmo Luiz Pedrangelo (Bacharel
em Informática pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; Bacharel em Ciências
Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Especialista em
Administração de Empresas pelo Instituto Superior de Administração e Economia do
Mercosul, conveniada a Fundação Getúlio Vargas - ISAE/FGV; Especialista em
Docência do Ensino Superior pela UNIPAR - Universidade Paranaense. Atuação
Profissional: Empresário contábil desde
2001, Perito contador desde 2016, Conselheiro efetivo do Conselho Regional de
Contabilidade do Paraná - CRCPR na gestão 2022-2025).
- 20:45Hs
às 21:00Hs – Intervalo
- 21:00Hs – Palestra 3 - Contador: Desafios
e Oportunidades
Palestrante: Jean Corradini (Bacharel em
Ciências Contábeis pela FACEU - Faculdade de Ciências Administrativas,
Contábeis e Econômicas de Umuarama; Pós-graduado em Contabilidade e
Controladoria, em nível de Especialização, pela Universidade Estadual de
Maringá – UEM. Atuação Profissional: Empresário contábil desde 1996; Presidente
do SINCOUMA - Sindicato dos Contabilistas de Umuarama e Região na gestão 2012 a
2014 e 2021 a 2024; Conselheiro suplente do Conselho Regional de Contabilidade
do Paraná - CRCPR na gestão 2012 a 2023)
- 21:45Hs – Sorteios de brindes e
orientações sobre o terceiro dia do evento
- 22:00Hs – Encerramento e assinatura das
listas de presença
Dia 06 de setembro – apresentação de trabalhos e encerramento
Os slides devem conter o mesmo conteúdo dos resumos - tempo de 15 a 20 minutos por apresentação
SALA 04
1. A
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PREÇOS
(EVELYN
LOREINE ANTONHOLI; PEDRO HENRIQUE MEIRELES SAQUETTO)
2. EMPREENDEDORISMO: COMO A SITUAÇÃO ECONÔMICA INFLUENCIOU
O EMPREENDEDORISMO NO PRÉ PANDEMIA (2017-2019) E NA PANDEMIA (2020-2022) DO
COVID-19
(RICARDO
BOTELHO CAMARGO; JOSY KROMINSKI GRAÇA)
3.
SIMPLIFICAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO: TEMPO DE ABERTURA DE EMPRESAS NO BRASIL
DESDE A PUBLICAÇÃO DA LEI 13.874/19 POPULARMENTE CONHECIDA COMO LEI DE
LIBERDADE ECONÔMICA
(RICARDO
BOTELHO CAMARGO; JOSY KROMINSKI GRAÇA)
4. ESTRATÉGIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MUNICIPAL NA GESTÃO DE RISCOS NAS INDÚSTRIAS DE GRÃOS
(ALEX
SANDRO DE CAMARGO MENDES; ANDRÉ VINYCIUS FARIA BATISTA; FELIPE ESPOLADOR
SCARPETA)
5. TRANSAÇÃO NA DÍVIDA ATIVA: UM MARCO NA
RELAÇÃO FISCO – CONTRIBUINTE
(ELON
KALEB RIBAS VOLPI; ERIC ALEXSANDER CORREIA FARINELLI; GABRIELA AZEVEDO BATISTA;
GIOVANNA DALBONI FERREIRA)
Sala 29
1. AS
CONTRIBUIÇÕES DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI) EM TEMPOS DE PANDEMIA E
SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS PAÍSES QUE NECESSITARAM DE AUXÍLIO DURANTE O PERÍODO
DE 2019 A 2022
(DANIEL
LIMA VEIGA; THIAGO SILVA PRADO)
2. CONTABILIDADE
FINANCEIRA NA GESTÃO DE RISCOS
(ANA CAROLINA HONORIO
HERREIRA; THIAGO SILVA PRADO)
3.
POP-MANAGEMENT E A DEMISSÃO SILENCIOSA
(DANIELE LOPES DOS SANTOS; MARIA ELOISA
BENEVIDES DA SILVA; THIAGO SILVA PRADO)
4. PRECARIZAÇÃO
DO TRABALHO NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO E O DISCURSO GERENCIALISTA - POP-MANAGEMENT
(DANIELE LOPES DOS SANTOS; MARIA ELOISA
BENEVIDES DA SILVA; THIAGO SILVA PRADO)
5. TRABALHO ANÁLOGO A ESCRAVIDÃO: DESAFIOS
CONTEMPORÂNEOS E MEDIDAS DE COMBATE
(ELIANE NERY;
RENATO APARECIDO TEIXEIRA; SUELEN CRISTINA DE LIMA PISSIMÍM)
6. ENFRENTAMENTO DA COVID-19: MEDIDAS
PREVENTIVAS E COLABORAÇÃO MULTISSETORIAL
(ELIANE NERY; RENATO APARECIDO TEIXEIRA; SUELEN
CRISTINA DE LIMA PISSIMÍM)
ANAIS
DO EVENTO – Modalidade de Resumo e Resumo Expandido
Para a apresentação na Jornada Acadêmica e Empresarial 2023 – Inovação, Gestão e Trabalho, poderão se inscrever estudantes graduandos em Administração, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais e áreas afins da Faculdade ALFA Umuarama - UniALFA ou em outras instituições, que submetam trabalhos com temáticas pertinentes à área, por meio endereço de e-mail disponibilizado junto com a divulgação do evento.
·
Cada autor poderá
submeter no máximo dois trabalhos;
·
Cada trabalho pode ser
composto por grupos de até quatro autores, contendo um orientador em nível,
preferencialmente, de mestrado/doutorado;
·
Os trabalhos deverão
estar orientados por docentes com titulação, preferencialmente, de mestres e/ou
doutores;
·
As temáticas devem
relacionar-se as organizações, sendo públicas ou privadas, com estudos de casos
ou pesquisas bibliográficas;
·
A apresentação será de
forma oral, em ensalamento disponível no início do evento;
·
Os trabalhos deverão
ser enviados por e-mail até o dia 20
de agosto de 2023, trabalhos encaminhados após o prazo serão rejeitados
([email protected]);
·
A comissão para
avaliação dos trabalhos recebidos ficará sobre responsabilidade do coordenador
do evento, responsável também em organizar um comitê docente para auxiliar no
deferimento das apresentações, se necessário;
·
As apresentações serão
no período noturno das 19h às 22:30h;
·
Abaixo seguem as
normas da instituição para os trabalhos:
RESUMO EXPANDIDO
Os resumos expandidos deverão ser digitados em
Word 6.0, ou superior, com espaçamento 1,5, sem espaços ociosos entre os
parágrafos, fonte Arial, tamanho 12. As margens deverão ter 3 cm à esquerda e
acima, 2 cm à direita e abaixo. O texto, com exceção das referências, deverá
estar justificado na página.
-
Título: deverá
constar na primeira linha, em CAIXA ALTA e negrito, espaçamento simples,
tamanho 14, Arial, seguido, na linha imediatamente abaixo, do(s) nome(s) do(s)
autor(es) por extenso seguido(s) de asterisco(s) que será(ão) repetido(s) no
rodapé, para a especificação dois seguintes aspectos: formação, instituição,
cidade e estado, local de trabalho, além da indicação de autor para
correspondência (com endereço completo, CEP e, obrigatoriamente, e-mail). O
nome do apresentador deverá ser sublinhado.
- Resumo:
Logo abaixo do TÍTULO, no corpo do artigo, deverá ser digitada a palavra RESUMO,
em CAIXA ALTA e negrito. Na linha seguinte, deverá ser apresentado um breve
resumo do artigo, com, no máximo, 250 palavras. Há que ser composto por uma
sequência de frases simplificadas (concisas), sem apresentação de itens
enumerados com tópicos. Deverá ser escrito utilizando-se parágrafo único. Logo
abaixo do resumo, deverão ser apresentadas três palavras-chave, antecedidas
pela expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto (.).
- Após o resumo, o artigo deverá apresentar os
seguintes elementos: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
- As ilustrações (gráficos, quadros, diagramas
e figuras) e tabelas deverão ser inseridas no texto, logo após a sua citação,
utilizando-se, apenas, as cores preta e cinza. Para a apresentação de tabelas,
o título deverá aparecer na parte superior, precedido da palavra “Tabela”, em
negrito, seguida de seu número de sequência de ocorrência no texto em
algarismos arábicos, (ex: Tabela1 – Levantamento de dados relacionados à
empresa...), a indicação da fonte e notas referentes aos dados (se houver)
deverão ser sempre indicadas no rodapé da mesma, após o fio de fechamento, em
tamanho 11, alinhado à esquerda da tabela. Para apresentação de quadros,
figuras e gráficos, legenda deverá aparecer na parte inferior da ilustração,
seguida de seu número em algarismos arábicos, título e fonte (se houver),
tamanho 11, alinhados à esquerda ou centralizados (ex.: Gráfico 1 – Aumento da
produção...).
- A seguir, devem constar as REFERÊNCIAS
elaboradas de acordo com a NBR 6023/200 (ABNT). As Citações deverão ser
indicadas no texto pelo sistema autor-data de acordo com a NBR 10520/2002
(ABNT): Citações em documentos mesmos.
- O texto completo, para publicação nos Anais,
deve possuir, no mínimo 7 e, no máximo, 10 páginas, tendo, obrigatoriamente, relação direta com a área de Gestão
Organizacional.
RESUMO
Os resumos deverão ser digitados em Word 6.0,
ou superior, com espaçamento simples, sem espaços ociosos, fonte Arial, tamanho
12. As margens deverão ter 3 cm à esquerda e acima, 2 cm à direita e abaixo. O
texto deverá estar justificado na página.
- Título: deverá constar na primeira linha, em CAIXA ALTA e negrito, espaçamento simples, tamanho 14, Arial, seguido, na linha imediatamente abaixo, do(s) nome(s) do(s) autor(es) por extenso seguido(s) de asterisco(s) que será(ão) repetido(s) no rodapé, para a especificação dois seguintes aspectos: formação, instituição, cidade e estado, local de trabalho, além da indicação de autor para correspondência (com endereço completo, CEP e, obrigatoriamente, e-mail). O nome do apresentador deverá ser sublinhado.
- Resumo:
Logo abaixo do TÍTULO, no corpo do artigo, deverá ser digitada a palavra
RESUMO, em CAIXA ALTA e negrito. Na linha seguinte, deverá ser apresentado um
breve resumo do artigo, com, no mínimo 1000 e no máximo 1200 caracteres (com
espaços). Há que ser composto por uma sequência de frases simplificadas
(concisas), sem apresentação de itens enumerados com tópicos. Deverá ser
escrito utilizando-se parágrafo único.
Logo abaixo do resumo, deverão ser apresentadas três palavras-chave,
antecedidas pela expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto (.).
- O resumo, para publicação nos Anais, deve possuir uma única página – não precisa incluir as referências. Deve, obrigatoriamente, ter relação direta com a área de Gestão Organizacional.
Espera-se por
meio do Projeto de Extensão Jornada
Acadêmica e Empresarial 2023 – Inovação, Gestão e Trabalho despertar na
comunidade interna e externa o interesse pelas temáticas da área de Gestão,
principalmente nos aspectos destacados no tema do evento. Da mesma forma, a
conscientização dos participantes para as questões da responsabilidade social.
Serão concedidos até 10 horas complementares para aqueles estudantes (exclusivo
para acadêmicos/as da UniALFA) que:
- Entregarem 5 cupons fiscais – projeto UOPECAN (2 horas)
- Entregarem 7 cupons fiscais – projeto UOPECAN (5 horas)
- Entregarem 10 cupons fiscais – projeto UOPECAN (10 horas)
Para mais informações: (44) 999266885 ou [email protected] - Coordenação do Evento
Docente(s):
Thiago Silva Prado e Grupo de Pesquisa CAGEEM
Currículo do(s) Docente(s):
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), possui MBA em Gestão de Pessoas e Marketing pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Maringá - (UEM), especializações em Educação - Gestão e Docência no Ensino Superior a Distância (UNIFAMMA), Educação Especial e Neuropsicopedagogia (UNIFAMMA) e graduação em Administração também pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA). Tem experiência na área de Educação em cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Atualmente atua como Coordenador dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais na Faculdade ALFA Umuarama - UniALFA e como docente no EaD da UNICESUMAR. Coordenador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Capitalismo e Gestão de Empresas (CAGEEM) da UniALFA.
Carga Horária: | 20 horas |
Quantidade de Vagas: | 400 vagas |
Valor Convênio: | Gratuito |
Valor para Acadêmicos: | Gratuito |
Valor para Egressos: | Gratuito |
Valor para Alunos Externos: | Gratuito |
Este curso se encontra com as incrições encerradas.