Faculdade ALFA Umuarama participa do Primeiro Hackathon Agro Tech em Umuarama

Postado em: 13/03/2018

Organizado pelo Sebrae/PR e Sicredi, maratona de programação desafiará programadores, designers e empreendedores a cr

Atividade comum em ambientes inovadores, os Hackathon’s são maratonas de programação, em que profissionais de diversas áreas, como programadores, designers e empreendedores, concentram-se durante dias para criar soluções tecnológicas em diferentes setores. O Sebrae/PR e o Sicredi promovem em Umuarama a primeira edição de Hackathon durante a Expo Umuarama 2018, entre os dias 16 a 18 de março. O foco estará na resolução de problemas do setor agropecuário e o evento contará a parceria das instituições de ensino superior e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU).

Durante 47 horas, os participantes terão a missão de desenvolver softwares ou outros projetos que tragam soluções para problemas reais do dia a dia da agropecuária local. Letícia Albuquerque, consultora do Sebrae/PR, explica que os temas foram identificados com o apoio dos empresários do setor, que relacionaram demandas ligadas à produtividade, lucratividade e valor agregado ao produto.

“A nossa proposta para este evento na Expo Umuarama é agregar novas oportunidades, promovendo discussões, reflexões e a criação de soluções para o setor. Melhor ambiente para discutir inovação para a agropecuária do Município não há”, afirma a consultora.

Um total de até 48 participantes, divididos em oito equipes, serão desafiados a criar novidades para um dos setores mais relevantes na economia local. Jacques Douglas Pacheco, gerente do Sicredi na cidade, explica que Umuarama tem o maior rebanho bovino do Estado e que se faz necessário estimular a melhorias na produção da carne. “Além de valorizar este nicho e gerar inovação, também esperamos unir a classe dos pecuaristas locais e aproximá-los da tecnologia, que é essencial em nossa realidade”, frisa.

Letícia Albuquerque destaca também que além da expectativa para a primeira edição, também existe a intenção da promoção de novos eventos para fomento da inovação e novos negócios na cidade. “Estamos organizando as primeiras ações que devem ser constantes na realidade local”, diz a consultora.

Participação

O evento é gratuito e já está com o processo de inscrições aberto pelo site www.startupumuarama.com.br. Os interessados precisam montar uma equipe multidisciplinar, de quatro a seis membros para preencher o cadastro. Também estão abertas inscrições para quem deseja ser mentor do Hackathon. São 20 vagas abertas para profissionais que tenham conhecimento na área tecnológica ou em pecuária. Ao final, será concedido certificado de participação.

Fonte: Savannah Comunicação Corporativa - empresa licitada do Sebrae/PR


Outras notícias: