Professores e Alunos da Faculdade ALFA palestram no maior evento de Desenvolvedores do Brasil

Evento reunirá mais de 9 mil pessoas

Postado em: 22/04/2019

Evento reúne desenvolvedores de diversas áreas hà 10 anos

O The Developers Conference, ou TDC, é o maior evento de desenvolvedores do Brasil. Em 2019, irá aumentar suas edições, abrangendo 5 cidades: Florianópolis, Belo Horizonte, São Paulo, Recife e Porto Alegre, todos grandes polos de Tecnologia. Cada evento tem reunido desenvolvedores de todas regiões do país. São dezenas de trilhas separadas por assuntos relacionados a diversas tecnologias, como Java, PHP, NodeJS, Front-end, Carreira, IOT, Design Thinking e Blockchain. Cada trilha é coordenada por dois a três profissionais destaques em suas áreas, que coordenam até 15 palestrantes. Ao todo, cada evento possui de 80 a 170 coordenadores e mais de 800 palestras.

Para participar, os envolvidos podem comprar os convites e assistir as trilhas de sua preferência, ou submeter sua palestra para que ela seja analisada e aprovada ou não para apresentação. Nesta próxima edição foram selecionadas palestras de grandes empresas, sendo que o evento sempre abre oportunidades para palestrantes iniciantes que enviem temas atuais. Para o Coordenador do Curso de Sistemas para Internet da Faculdade ALFA, Anderson Fernandes, a participação em eventos é muito importante, pois lá os interessados podem se atualizar, assistindo palestras de grandes nomes, além de fazer networking com os participantes, melhorando assim a vida profissional. Fernandes é Coordenador da Trilha de Web / Front-end do evento pela segunda vez, o professor afirma que tem encorajado os alunos da Faculdade a submeter palestras. "Assistir palestras desses monstros da tecnologia é ótimo, mas estar entre eles é ainda melhor. Se a palestra for realmente interessante e boa, isso pode ajudar a alavancar a carreira dos envolvidos, fazendo com que fiquem conhecidos". Este é o caso da aluna do Terceiro Período do Curso, Larissa Carvalho, que mesmo antes de se formar teve duas palestras aceitas no próximo evento. Ela que já estreou no TDC de Porto Alegre em 2018 na trilha TDC4Women, agora irá palestrar na mesma trilha e também na de Web, falando sobre CSS Grid, um tema atual na área. Para a aluna participar pela segunda vez é um momento ímpar, pois nunca havia pensado em palestrar, ainda mais com profissionais de empresas como TOTVS, Banrisul, Senior Sistemas e Globo.com. Outro aluno que teve palestra aceita na trilha de Web, foi o egresso de Sistemas e da Pós WebDev da Faculdade ALFA, Lucas Manara. Manara é desenvolvedor web na Gazin, e teve duas palestras aceitas, a primeira é sobre GraphQL, na trilha Web. O tema que é bem atual, refere-se a uma tecnologia criada pelo Facebook. Os dois irão palestrar com profissionais da Globo.com, Isobar, Webmotors e Archtouch. Na segunda palestra, Lucas irá dividir o palco com Eduardo Kawasaki, outro egresso da Faculdade ALFA. Os dois irão falar sobre GraphQL e NodeJS, mas desta vez em um local especial, conhecido como Stadium, onde os principais temas são transmitidos online para centenas de pessoas, não só no Brasil. Essas palestras são transmitidas ao vivo e traduzidas para outras línguas, inclusive libras.

Já o professor Anderson Fernandes teve uma palestra aceita na trilha de Javascript, onde irá discorrer sobre Progressive Web Apps. Esta trilha possui palestrantes que atuam nas empresas iFood, Softplan, Nubank, Netflix, Tecnospeed, ThoughtWorks e Globo.com.

Para o coordenador "o aceite das palestras mostra o empenho dos alunos e professores, ao encorajar os estudos e atualizações dentro e fora de sala de aula. Alguns desses alunos já saíram da área acadêmica, porém continuam com um bom relacionamento com a instituição, sempre procurando se qualificar mais, a partir deste relacionamento surgem as oportunidades de melhorar seu currículo".

A próxima edição do TDC acontece entre 23 e 27 de abril em Florianópolis e está com inscrições abertas. Mais informações: http://www.thedevelopersconference.com.br