Disk Vestibular: (44) 3622-2562 [email protected]

Como melhorar meu índice de empregabilidade?

Descubra se seu perfil é empregável.

Postado em: 14/08/2019

Mesmo quando se está inserido no mercado de trabalho é importante sempre saber quais as chances reais de receber aquela promoção desejada ou se o seu perfil profissional está de acordo com as nuances constantes em sua área de atuação, aumentando assim as possibilidades de continuar empregado e progredir na carreira.

Uma ferramenta fundamental para se chegar a essa resposta é o índice de empregabilidade.

Índice de Empregabilidade

Esse recurso, que utiliza algoritmos, permite calcular o seu posicionamento no mercado de trabalho em comparação a outros profissionais da mesma área em sua cidade e também em uma determinada região. Essa análise considera pontos como a sua formação acadêmica, a sua área de atuação, a rede de relacionamento e o aceite de perfil.

Perfil profissional

Outra utilidade prática do índice de empregabilidade é a possibilidade de identificar os pontos fortes e também os mais sensíveis de seu perfil profissional e atuar para a correção, seja com o reposicionamento da sua carreira profissional no mercado ou com cursos de aperfeiçoamento, como pós-graduações e mestrados.

Recrutamento

Empresas de recrutamento já utilizam essa ferramenta para identificar candidatos que estejam o mais próximo possível do perfil profissional desejado pelo empregador. Portanto, o importante é sempre estar atento se você atende a essa demanda.

Lembre que em caso de desemprego, a recolocação pode demorar se você não estiver antenado com a demanda do mercado. Tenha em mente que o índice de empregabilidade é mutável e volátil, portanto, quanto maior o seu grau de interação maior a sua chance de sucesso.

Teste seu Índice de Empregabilidade

Alguns sites disponibilizam calculadoras gratuitas para testar seu nível de empregabilidade. É o caso da empresa DNA Outplacement, especialista em transições de carreira que oferece programas, consultorias e acompanhamento até a recolocação do profissional em uma nova empresa.

A calculadora encontra-se quase no final da página principal da empresa. Acesse-a clicando aqui.

Após responder as perguntas e submeter o formulário, atente-se para a sua caixa de entrada de e-mails. Caso o resultado não aparecer, acesse a caixa de spam. Possivelmente estará lá.

O resultado é um PDF completo com dicas e informações sobre como melhorar seus pontos fracos e potencializar os pontos fortes, como pode ser visualizado nos recortes abaixo:

O resultado começa apresentando suas respostas:

Após, apresenta o resultado do cálculo, informando seu nível e o tempo estimado para a recolocação no mercado, caso perca o emprego. Mais que isso, aponta seus pontos fortes e pontos de melhoria. 

E aí? Como está seu índice de empregabilidade?

Você sabia que cursos de graduação, extensão, atualização e pós-graduação aumentam muito a pontuação?

Confira nossos cursos através do site: www.alfaumuarama.edu.br e torne-se um profissional cobiçado pelo mercado!


Outras notícias: