5 Características para se tornar um VERDADEIRO líder!

Postado em: 24/09/2019

Liderar tem muito mais a ver com inspirar e motivar do que com dar ordens, portanto, é possível ser um verdadeiro líder dentro das organizações sem, necessariamente, ocupar um cargo de gerência.

Veja, a seguir, 5 características do líder do futuro e comece a se planejar para desenvolvê-las e acompanhar as transformações do mundo/mercado.


1. TER PROPÓSITO

No mundo dos líderes 4.0, ter um propósito de vida, faz a diferença entre um líder e um chefe.

Propósito não é meta.

É uma causa de vida! Aquilo em que se acredita. Os objetivos existem para que se possa viver esse propósito, que deve ser autêntico. Se acreditar em algo e fizer tudo ao contrário, não estará sendo verdadeiro com você mesmo e se prepare para ser infeliz na vida pessoal e também profissional.

César Sousa, um dos maiores especialistas da atualidade no assunto define o propósito como a ‘cola que une tudo em torno de um objetivo comum’.

Portanto, escolha para atuar em uma empresa onde o propósito seja igual aos seus valores pessoais e vá na fé.

 

2. AUTOCONHECIMENTO

A neurocientista Suzana Herculano acredita que o autoconhecimento ocorre quando desenvolvemos nossa capacidade e a transformamos em habilidades. Trocando em miúdos, devemos olhar para o nosso interior, analisar o que temos de bom e ruim, e aprender na base do teste. ‘Isso dá certo, isso não’. Cara, isso se chama evolução. Parece, mas acredite, não é fácil.

Uma dica de ouro: Preste atenção, mas realmente pare para prestar atenção no que está fazendo. Vai perceber um mundo de oportunidades que está deixando passar. Preste atenção mesmo e aprenda!!

E nada de pensar: ‘eu sei tudo’. Só que não! Ninguém sabe tudo e o verdadeiro líder deve perceber que o segredo da sabedoria é a humildade. Ela que o faz dizer: ‘eu não sei, mas posso aprender. Me ensina?’

Tá pronto para isso?

 

3. SER INTEGRADOR

Ter o poder de construir pontes é com certeza uma das características mais desejadas por líderes e empresas. O líder que domina a arte de influenciar sabe que escutar, compartilhar, não ter medo do diálogo e ter empatia (falam tanto, mas sabe o que é? Apenas se colocar no lugar do outro) são características essenciais para articular e alcançar objetivos. Ser integrador é o ‘pulo do gato’. É o diferencial mais importante em um líder.

Pense nisso!

 

4. TER SENSIBILIDADE

Ser sensível não é o mesmo que ser ‘tolo’. Ter sensibilidade é perceber tudo o que acontece ao seu redor e saber como lidar com as situações para melhorar a sua vida, dos seus liderados, da sua empresa, da sua comunidade, do seu cliente e enfim, do seu planeta.

Acorda! Líderes do futuro têm que pensar e atuar cada vez mais como educadores da família, da equipe e da comunidade e serem realmente engajados com a responsabilidade social e a preservação do meio ambiente.

 

5. FOCO NOS RESULTADOS

Por fim, não esqueça que uma empresa para sobreviver precisa de resultado. Não basta ser legal. Tem que ser legal, respeitar parceiros e competidores, mas gerar rentabilidade, grana, lucro. E mais, tem que produzir resultados aliado a uma imagem positiva da empresa junto a pessoas, sejam elas liderados, parceiros, colaboradores, clientes, fornecedores, enfim, todo mundo, porque hoje quem não entender que o ser humano está no centro de tudo está ferrado!


Se interessou?

A Faculdade ALFA de Umuarama possui o curso de graduação em Processos Gerenciais – Gestão de Empresas, que pode lhe ajudar a se tornar um verdadeiro líder dentro das organizações. E o melhor: está com as inscrições abertas para o vestibular agendado!

Inscreva-se já através do: https://www.alfaumuarama.edu.br/fau/vestibular


Outras notícias: