Resultados e Ações da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade ALFA Umuarama – UniALFA

Ana Paula O. Becker Alvarenga - Coordenadora da CPA UniALFA

Postado em: 13/11/2023

Resultados e Ações da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade ALFA Umuarama – UniALFA

A CPA – Comissão Própria de Avaliação da Faculdade ALFA Umuarama – UniALFA é realizada de acordo com o planejamento próprio, respeitando as legislações para a comissão, bem como as diretrizes internas da instituição. Nota-se com isso, que o processo de autoavaliação ocorre com participação da sociedade civil organizada e de todos os segmentos da comunidade acadêmica, com abrangência de instrumentos de coleta e índice de participação crescente.

Os resultados divulgados, referentes à autoavaliação institucional e às avaliações externas, são analíticos e apropriados por todos os segmentos da comunidade acadêmica. Estes são fruto de uma ampla sensibilização da comunidade interna e externa da Faculdade ALFA Umuarama – UniALFA. Pois, durante todo o ano acadêmico acontecem ações voltadas para a realização adequada da coleta de dados.

Por meio destes resultados são realizadas ações de melhoria nos processos internos, como, por exemplo, de infraestrutura, capacitação docente, adequações de programas e projetos. Em relação as melhorias, nota-se no ambiente físico algumas identificações apontando onde foram implementadas tais mudanças. Com isto, a comunidade fica ciente que a avaliação surtiu efeitos e melhorias.

A CPA é também um instrumento de gestão institucional, pois o plano de melhorias e processos de gestão a partir das avaliações externas e internas, demonstra a implementação de ações efetivas na gestão da IES, evidenciando a evolução institucional e é apropriado pelos gestores, docentes/colaboradores e discentes. Portanto, evidencia-se o processo de autoavaliação institucional, o qual atende às necessidades institucionais, como instrumento de gestão e de ação acadêmico-administrativa de melhoria institucional, com evidência de que todos os segmentos da comunidade acadêmica estão sensibilizados e se apropriam seus resultados.

Participam deste movimento a sociedade civil e a comunidade acadêmica como um todo. Esperamos manter esse movimento para garantir uma educação superior de qualidade e com excelência.

Ana Paula O. Becker Alvarenga

Coordenadora da CPA UniALFA


Outras notícias: