Sobre a Faculdade ALFA Umuarama - UniALFA

Carreira e Capacitação

Capacitação e Carreira de Docentes

O Plano Institucional de Qualificação de Docentes da Faculdade ALFA Umuarama - UniALFA, tem como objetivo promover o atendimento de seu corpo docente em suas necessidades de reciclagem, aperfeiçoamento e capacitação profissional.

Art. 1.º A Faculdade viabiliza a capacitação de docentes integrantes de seu quadro funcional e de recém-formados para posterior absorção, através de sua participação nas seguintes modalidades de aperfeiçoamento acadêmico-profissional:

a) Cursos de aperfeiçoamento e especialização; b) Cursos de pós-graduação stricto sensu, compreendendo mestrado e doutorado; c) Outras formas de qualificação docente, não enquadradas nas categorias anteriores.

§ 1º A participação de que trata este artigo pode ensejar o afastamento integral ou parcial do docente, no que se refere às suas obrigações.

§ 2º Os afastamentos de que trata o § 1.º, quando remunerados, não podem exceder o teto financeiro anual fixado pela Mantenedora.

Plano de Carreira

O Plano de Carreira Docente da Faculdade de Tecnologia ALFA de Umuarama tem como finalidade regulamentar os procedimentos operacionais e disciplinares da política de seu pessoal docente.

Os fins deste Regulamento são:

  • Orientar o ingresso, a promoção e o regime de trabalho e atividades do corpo docente do Quadro de Carreira Docente;
  • Contribuir para o aprimoramento pessoal e profissional dos professores do Quadro de Carreira Docente de modo a assegurar um quadro de pessoal bem qualificado;
  • Estimular o professor para o exercício eficaz das funções docentes;
  • Promover o crescimento funcional do docente;
  • Possibilitar o recrutamento de profissionais de reconhecida competência;

Caregorias Funcionais

O Quadro de Carreira Docente está hierarquizado em 03 (três) categorias funcionais, que poderão ser subspanididas, designadas como:

Professor Titular Referência A, B, C, D e E;
Professor Adjunto Referência A, B, C, D e E;
Professor Assistente Referência A, B, C, D e E;

Para as categorias de Professor Titular, Professor Adjunto e Professor Assistente, são exigidos, além do diploma de curso superior na área de conhecimento onde irá atuar, os seguintes requisitos:

Categoria Assistente Especialista
Categoria Adjunto Mestre
Categoria Titular Doutor